Homomonument - o memorial da perseguição gay em Amsterdam

September 25, 2018

     O Homomonumento de Amsterdam, na Holanda, construído em 1987, foi o primeiro monumento do mundo a homenagear os gays que foram mortos pelos nazistas e os que sofreram, ou ainda sofrem, qualquer tipo de discriminação, opressão ou perseguição por conta da sua homossexualidade.

 

  A ideia de um memorial surgiu em 1970, durante uma homenagem que gays prestavam aos gays mortos no holocausto.  Ao colocarem coroas de flores, na Praça Dam, elas foram imediatamente removidas e tratadas com desprezo.

 

    O Homomonument consiste em três triângulos de porinogranito rosa que juntos formam um grande triângulo, com 36 metros de cada lado, marcado por uma linha discreta feita de granito rosa.  Estes três triângulos menores são os vértices do triângulo maior e representam o passado, o presente e o futuro.  

 

 

     Cada um dos triângulos menores aponta para um outro símbolo.  Um aponta para o Memorial Nacional de Guerra, na Praça Dam, onde ocorreu o evento que deu início à ideia do Homomonument.  Este tem 60 centímetros de altura.

 

 

    O segundo aponta para a casa de Anne Frank, a garota judia que se escondeu ali perto e morreu em um campo de concentração. 

  Nele está escrita uma parte da poesia do poeta gay judeu holandês Jacob Israël de Haan (1881-1924), que diz "Naar Vriendschap Zulk een Mateloos Verlangen" e que significa "Um desejo de amizade tão infinito". 

 

 

Para saber tudo sobre a Casa de Anne Frank, clique aqui.

 

    O terceiro aponta para a sede do COC Nederland, o grupo de direitos gays holandês, fundado em 1946, que é hoje a mais antiga organização de gays e lésbicas que opera continuamente no mundo.

    Este toca a água do canal e é o local onde flores são frequentemente colocadas.

 

 

   Nos campos de concentração nazista, os judeus eram marcados pela estrela amarela de Davi.  Já os gays eram indicados pelo triângulo rosa.  A partir dos anos 1970, o triângulo foi adotado como símbolo contra a opressão e exclusão dos gays.

 

   Em 5 de maio, Dia da Libertação, o monumento se torna o local de uma festa de rua.

 

Que horas são na Holanda?  O fuso horário holandês. Clique aqui.

 

    É um local para respeitarmos e nos conscientizarmos da dor do outro.

 

Informações

Endereço: Westermarkt, 1016 

 

Enjoy!

 

O que fazer em Amsterdam | Onde fica o Homomonument | Dicas do Homomonument 

Please reload

Our Recent Posts

Tomar - A cidade medieval dos Cavaleiros Templários

November 20, 2019

O fuso horário na Suíça. Que horas são na Suíça?

November 17, 2019

Braga - a encantadora cidade portuguesa mais antiga que Portugal

November 17, 2019

1/1
Please reload

Tags

Please reload

 
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Blog Partiu by Blog Partiu