Ponte Carlos - A ponte cheia de histórias em Praga

February 22, 2019

 

A história da Ponte Carlos

 

   A Karlův most tem muita história para contar.  Muitos acontecimentos se passaram ali ao longo da história.  Além disso, há muitas, muitas lendas e obras de arte por ela.

     A ponte mais antiga da hoje República Checa teve sua pedra fundamental colocada por Carlos IV às 5 horas e 31 minutos do dia 9 de julho de 1357.  Por que?  O supersticioso rei escolheu esse momento por dois motivos.  O primeiro baseado na astrologia, a constelação favorável do Sol com Saturno, e a segunda para formar uma sequência perfeita de números ímpares que pudessem ser lidos de frente para trás ou de trás para frente, sem alterações.  Saca só: 1357 9/7 5h31.

 

 

       A ponte gótica de 516 metros e 16 arcos foi construída no local da antiga - que foi levada em um enchete - para conectar a Cidade Velha (Staré Město) à Cidade Pequena (Malá Strana), passando por cima do rio Vltava.  Ela foi a única ligação entre os dois lados até 1841, quando outra ponte foi construída com o mesmo fim.

      Em cada extremo da ponte há uma torre.  Em Staré Město é Staroměstská mostecká věž, o “Portão da Cidade Velha”, que possui esculturas do rei Carlos IV e do seu filho Venceslau IV.  É tida como uma das construções mais impressionantes da arquitetura gótica no mundo.

 

 

  No outro lado do rio é a Malostranské mostecké věže.  A menor é a  "Torre de Judith", que já existia antes da primeira ponte e a mais alta, construída ao mesmo tempo que a Ponte Carlos, foi sede da autoridade aduaneira de Praga entre 1591 e 1784.   

 

     Em ambos os lados é possível subir para ter uma vista panorâmica da cidade.  

     A ponte possuía quatro faixas destinadas à passagem de carruagens, mas atualmente é de uso exclusivo de pedestres. 

 

 

As lendas da Ponte Carlos

 

      Uma delas diz que o arquiteto da ponte acreditou que para a ponte ficar bem sólida e não ser mais destruída era necessário colocar ovo, vinho e leite na argamassa usada na construção.  Carlos IV, muito supersticioso, imediatamente ordenou que as vilas enviassem esses ingredientes para a construção.  Assim foi feito.  Bom, ela tá lá até hoje.

      Outra é que ninguém conseguia construir o arco da ponte no local onde São João Nepomuceno foi jogado.  Ele sempre caía.  Então dizem que o diabo apareceu ao último construtor e disse que o ajudaria a erguê-lo mas como pagamento tomaria para si a alma da primeira pessoa que atravessasse a ponte.  O construtor aceitou achando que enganaria o diabo levando um galo na inauguração, para ser o primeiro a atravessá-la.  Só que o diabo se transformou em uma pessoa e disse à esposa do construtor ele havia sofrido um acidente do outro lado da ponte.  Desesperada, ela atravessou a ponte e o diabo levou sua alma.  Como ela estava grávida, durante muito tempo as pessoas ouviam um espirro de bebê na ponte, que só cessou depois que alguém disse "Deus te abençoe". 

      Não poderia faltar a parte de tocar em alguma coisa para ter um desejo realizado. 

    Dizem que quem tocar a imagem de São João Nepomuceno sendo jogado do alto da ponte terá um desejo atendido.   Também dizem que quem tocar o cachorrinho voltará à Praga. 

 

 

    Quando estive lá só sabia da fama do cachorrinho e nem me dei conta de que aquele de cabeça para baixo ali no canto direito da foto era São João Nepomuceno, coitado.  Bom, fiz o meu pedido pro cachorrinho e espero voltar muitas vezes.  O que vale é a intenção.  A dica é: viu uma imagem já desgastada de tanto passarem a mão?  Passe também, faça um pedido e garanta a viagem.

 

 

    São João Nepomuceno foi jogado da ponte exatamente entre local onde hoje estão as estátuas de São João Batista com São Norberto e São Venceslau com São Sigismundo.  Segundo a história ele foi vigário na corte de Venceslau IV, em Praga, e confessor da rainha, sua mulher, mas, ao negar contar ao rei os segredos das confissões dela, foi torturado e lançado ao Rio Vltava, em 1393.  Tornou-se assim o primeiro mártir do selo da confissão e o patrono contra calúnias, devido à maneira de sua morte.  Seu corpo foi encontrado no dia seguinte e enterrado na Catedral de São Vito.  Foi santificado em 1729.

     Também há quem diga que tocar o brasão e as cinco estrelas terá um desejo realizado dentro de um ano.  Desejo grátis?  Vamos!

 

 

 

As esculturas da Ponte Carlos

 

     A ponte sofreu modificações durante a passagem do tempo.  A única coisa que resta daquela época é a cruz de madeira em que hoje está uma estátua de Cristo crucificado.  A maioria das 30 estátuas foi adicionada depois do século XVIII, financiada por instituições privadas ou por pessoas ricas da época.  A partir de 1965, todas as estátuas foram sendo substituídas por réplicas.  As obras originais estão no Museu Nacional, mas a ponte continua parecendo um museu a céu aberto.

 

 

     A primeira estátua foi colocada na ponte em 1683 e era a de São João Nepomuceno, que havia sido jogado dali ao rio, em 1393, antes mesmo da ponte estar concluída, por ordem de Venceslau IV.

 

 

- Kříže s Kalvárií - Jesus no calvário crucificado (de 1657), com Virgem Maria e São João Evangelista (de 1871)

 

 

 

- Františka Xaverského - São Francisco Xavier 

 

 

 

- Filipa Benicia - São Filipe Benício 

 

 

 

- Josefa - São José com o menino Jesus

 

 

 

- Vincence Ferrarského a sv. Prokopa - São Vicente Ferrara e São Procópio de Sázava 

 

 

     Logo ali também está a escultura de Bruncvik, que, segundo a lenda, é um cavaleiro inspirado em Henry, the Lion, um cavaleiro bávaro.  Ali ele aparece com uma espada de ouro mágica, regressando à Praga com seu leão, que o ajudou a lutar contra um dragão de sete cabeças e com o brasão que o fez viajar pelo mundo.  Há quem a conte como a 31ª estátua da ponte.

 

 

 

 - Vojtěcha - Santo Adalberto

 

 

 

- Augustina - Santo Agostinho

 

 

 

- Luitgardy - Santa Lutgarda

 

 

 

- Kryštofa - São Cristóvão

 

 

 

- Kajetána - São Caetano

 

 

 

- Anny Samotřetí - Santa Ana

 

 

 

- Mikuláše Tolentinského - São Nicolau de Tolentino

 

 

 

- Cyrila a Metoděje - São Cirilo e São Metódio

 

 

 

- Jana Křtitele  - São João Batista 

 

 

 

- Antonína Paduánského - Santo Antônio de Pádua 

 

 

 

- Madony se sv. Bernardem - Nossa Senhora com o menino Jesus e São Bernardo

 

 

 

- Oplakávání Krista - Pietà - Virgem Maria, Santa Maria Madalena e São João Evangelista.

 

 

   Muitos julgamentos acontecerm aqui e quem se recusasse a confessar seus crimes era amarrado pelos pés e mãos para ser lançado ao rio.  Só os que retornavam à superfície eram declarados inocentes.

 

 

- Norberta, Václava a Zikmunda - São Norberto, São Venceslau e São Sigismundo

 

 

 

 - Iva - Santo Ivo

 

 

 

- Ludmily s malým Václavem - Santa Ludmila com São Venceslau 

 

 

 

- Madony se sv. Dominikem a Tomášem Akvinským - Madonna, São Domênico e São Tomás Aquino 

 

 

 

- Františka Borgiáše - São Francisco Borja

 

 

 

- Judy Tadeáše - São Judas Tadeu

 

 

 

- Barbory, Markéty a Alžběty - Santa Bárbara, Santa Margarida e Santa Isabel 

 

 

 

- Františka Serafinského  - São Francisco de Assis 

 

 

 

- Václava - São Venceslau

 

 

 

- Jana z Mathy, Felixe z Valois a Ivana - São João da Mata, Félix de Valois e Santo Ivan

 

 

 

- Krista Salvátora se sv. Kosmou a Damiánem - São Salvador com São Cosme e Damião

 

 

 

- Víta - São Vito

 

 

 

- Jana Nepomuckého - São João Nepomuceno

 

 

      Esta foi a primeira estátua colocada na ponte.

 

 

Crédito das fotos das estátuas da ponte:  http://insiderpraga.com.br/ponte-carlos-praga/

 

 

 

   A ponte é linda a qualquer hora do dia ou da noite.  Dali você ainda tem uma vista linda do Castelo de Praga, o Pražský hrad.

   

 

        Ela estará lotada de gente durante todo o tempo. Se quiser uma foto dela vazia precisará acordar bem cedo, bem cedo mesmo.

      Você ainda vai se deparar com vários artistas pela ponte.  Tivemos a sorte de, na hora desta foto, haver um grupo de cordas incrível tocando.  Foi a cereja do bolo daquele final de dia.

          Também é possível fazer um passeio de barco e passar pela ponte. 

 

 

Informações

Metrô: estações Malostranská e Staroměstská.

Trams: paradas Malostranské náměstí e Malostranská ou Karlovy lázně e Staroměstská, essas duas últimas na Cidade Velha.

 

 

Enjoy!

 

O que fazer em Praga | O que visitar em Praga | Roteiro de 1, 2 ou 3 dias em Praga | O que visitar na República Tcheca 

Please reload

Our Recent Posts

Tomar - A cidade medieval dos Cavaleiros Templários

November 20, 2019

O fuso horário na Suíça. Que horas são na Suíça?

November 17, 2019

Braga - a encantadora cidade portuguesa mais antiga que Portugal

November 17, 2019

1/1
Please reload

Tags

Please reload

 
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Blog Partiu by Blog Partiu