Our Recent Posts

Tags

Manneken-Pis - a estátua que faz xixi em Bruxelas


Manneken-Pis Bruxelas

Sabe aquelas coisas que ganham uma fama gigante e a gente fica meio sem entender o porquê? Na minha humilde opinião, o Manneken-Pis é uma delas. Longe de fazer pouco caso do menininho mas na primeira vez que li sobre ele achei que seria, praticamente, uma Fontana di Trevi, tamanha a repercussão em torno dele.

Só que isso é só para nós, que estamos de fora. Para Bruxelas ele é muito especial. Tá, ele é engraçadinho.

O Manneken-Pis é um monumento com a estátua de bronze de um menino de 61 cm de altura, fazendo xixi dentro da bacia da fonte.

Quando foi colocado ali, sua função era a distribuição de água potável.

Em 1695, os franceses bombardearam a cidade e o Manneken Pis continuou lá, firme e forte. Foi a partir daí que começou a ganhar fama e virou o queridinho de Bruxelas.

No século XVIII, por várias vezes tentaram roubar a estátua do menino desinibido, inclusive os exércitos britânico e francês. Em 1817, um homem conseguiu roubar a imagem e logo em seguida quebrou-a. Não se sabe o motivo do ato até hoje. A estátua que vemos hoje é uma réplica que foi colocada no local da original, logo no ano seguinte à destruição. A estátua original é mantida na Maison du Roi, aquele museu lindo que fica na Grand Place.

No século XIX, a rede de águas da cidade foi modernizada e a fonte perdeu sua principal função, só que o menino tornou-se uma das imagens e dos símbolos de Bruxelas.

Tamanha é a paixão dos habitantes que ele tem um guarda roupa de dar inveja, com mais de 900 itens, e um funcionário da prefeitura que cuida só disso. Se quiser ver com seus próprios olhos, elas estão expostas na Rue du Chêne 19.


Roupas Manneke-Pis

Sempre que uma nova vestimenta é colocada, uma festa acontece. As pessoas aguardam em torno da fonte e cantam um "hino" do Manneken-Pis. É uma celebração. Quando o menino é descoberto e mostra sua nova roupa, faz um grande "xixi", molhando as pessoas que estão assistindo. 23 vezes por ano ele coloca uma roupa e elas são presentes de pessoas comuns ou não. Cada uma é analisada por uma espécie de junta formada pelo Conselho de Prefeitos e Vereadores, um comitê de membros dos Amigos da Ordem de Manneken-Pis e outros representantes da cidade. Há um critério em que a roupa não pode ter caráter publicitário, comercial, político ou religioso. Se ela for aprovada, acontece uma cerimônia oficial de entrega.



Mas quem é o Manneken-Pis?


Manneken-Pis

Muitas histórias estão em torno da identidade do menino. Uma delas conta que, no final do século XII, o filho de um duque estava fazendo xixi tranquilamente atrás de uma árvore enquanto uma grande batalha acontecia e o menino representaria a coragem militar do país. Outra conta que um menino salvou a cidade ao fazer xixi em cima de um pavio de explosivos. Para alguns, é uma espécie de recado, uma criança urina sobre os inimigos de sua família.

Não importa quem seja, para os bruxelenses ele é muito querido e especial.


Manneken-Pis Bruxelas

E já que você está ali, se aperta aí no meio de todo mundo e capricha na foto!

Aproveite a deixa e coma um Manneken-Pis de chocolate. Tem em muitas lojas por ali.



Para saber tudo sobre a Grote Markt - a Grande Praça de Bruxelas, clique aqui.



Bruxelas tem a versão feminina do Manneken-Pis. Ela se chama Jeanneke-Pis, também faz xixi e está ali pertinho.

No Rio de Janeiro há uma estátua parecida em frente à sede do Botafogo. A estátua foi inspirada no Manneken-Pis, também é de um menino fazendo xixi, e foi adotada pela torcida botafoguense. Ele tem o apelido de "Manequinho".




Enjoy!



O que é o Manneken-Pis | O que fazer em Bruxelas | O que visitar em Bruxelas | Guia de Bruxelas