Our Recent Posts

Tags

Tomar - A cidade medieval dos Cavaleiros Templários



Se tem um lugar que você não deveria deixar de visitar em Portugal esse lugar é Tomar, e seu castelo. A cidade foi fundada por Gualdim Pais, primeiro grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários em Portugal, em 1157.

O centro da cidade é formado por ruas estreitas. No meio de uma área comercial e no centro da Praça da República está a Igreja de São João Batista, gótica, do século XV, com portal manuelino e forma octagonal.




É na região em torno da igreja que acontece a cada quatro anos a festa pagã dos Tabuleiros. Durante a festa, que ocorre em julho, meninas de branco carregam pratos e flores sobre a cabeça. É o evento mais importante da cidade e umas das festas mais antigas de Portugal.



A cidade abriga também uma das sinagogas mais antigas de Portugal. O templo que fica na judiaria foi encomendado pelo infante D. Henrique, o Navegador, que recebeu ajuda financeira da comunidade judaica para o projeto das Descobertas. Mas foi ali que, em 1497, D. Manuel I promoveu um culto que baniu todos os judeus que se negaram a se converter ao cristianismo.

Para saber que horas são em Portugal, clique aqui.

De fachada simples como todas as sinagogas, hoje é o Museu Luso-Hebraico de Abraham Zacuto, renomado astrônomo e matemático do século XV. O teto é suportado por 4 colunas que representam as mães de Israel: Sara, Raquel, Rebeca e Lea. Entre as colunas ligam-se 12 arcos, símbolo de 12 tribos de Israel e nos cantos da sala de culto quatro bilhas de barro ampliam o som da voz.




Não longe dali está o claustro da antiga Igreja de São Francisco que hoje se transformou no Museu dos Fósforos. Nunca imaginei que pudesse existir um museu com este fim mas ele possui a maior coleção existente na Europa, com 43 mil caixas de fósforos vindas de 104 países do mundo.





Outra importante igreja é a de Santa Maria do Olival, que abriga, entre os de outros templários, o túmulo de Gualdim Pais. Esta igreja com um campanário e uma rosácea na fachada já foi considerada a igreja-mãe dos marinheiros da Era dos Descobrimentos.



Próxima dali, ao lado da Ponte Velha, está a Capela de Santa Iria, construída no local onde a santa foi martirizada no século VII.




Mas, sem dúvida alguma, o lugar mais incrível de Tomar é o Convento de Cristo.

O castelo templário já impacta olhando de longe mas seu interior é, na minha opinião, uma das coisas mais espetaculares de Portugal.

Fundado em 1160, o castelo que abrigou os monges-cavaleiros da Ordem de Cristo é visita obrigatória.




Tenho certeza que a Charola vai impressionar você.



Enjoy!






O que visitar em Tomar | Roteiro de Tomar | Dicas de Tomar | Dicas de Portugal | O que fazer em Tomar


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Blog Partiu by Blog Partiu